FarmaDica: descarte de medicamentos

Como descartar medicamentos vencidos ou não utilizados sem poluir o meio ambiente

Todos nós utilizamos medicamentos e temos até o costume de montar aquelas famosas farmacinhas em casa, não é mesmo? Porém, o que fazer quando estes medicamentos sobram ou vencem nas caixinhas, potes, frascos…? Pouco sabemos sobre como deve ser feito o descarte correto de medicamentos.

Há pouca informação sobre o assunto, o que acaba levando as pessoas a jogarem medicamentos vencidos ou em desuso em lixo comum. Infelizmente, isso é extremamente prejudicial ao meio ambiente.

Os medicamentos têm substâncias que podem ser tóxicas ou se tornar tóxicas após a sua decomposição. Quando jogados em locais inadequados, como lixo ou sistema de esgoto, os medicamentos contaminam a água e o solo, podendo afetar peixes e outros organismos vivos, além de pessoas que bebem dessa água e consomem ou se alimentam desses animais. O procedimento também coloca em risco pessoas que entram em contato direto com o resíduo, como garis e catadores.

Estima-se que, por ano, a população brasileira gere mais de 10 mil toneladas de resíduos de medicamentos, sejam vencidos ou consequência da sobra de tratamentos.

Infelizmente, o Brasil ainda não tem uma lei específica para regulamentar o descarte de medicamentos vencidos por parte do consumidor doméstico.

Então, como fazer certo?

Dica: evite sobra de medicamentos!

Acumular muitos medicamentos em casa não é um bom hábito. Quando há sobras, o melhor a fazer é descartá-las nos postos de coleta, evitando guardá-las para uso posterior, principalmente no caso de líquidos cuja embalagem já foi violada.Isso porque, mesmo estando dentro do prazo de validade, o produto pode ter sido guardado de forma inadequada e não estar em boas condições para o consumo.

Nunca tome medicamentos que mudaram de cor, textura ou cheiro.

Utilize medicamentos apenas com indicação profissional, se oriente com o farmacêutico e compre apenas a quantidade a ser utilizada no seu tratamento, quando for possível. Nunca interrompa ou prolongue a sua utilização, além do que foi prescrito.

Dica: Cuide da armazenagem dos medicamentos para não ter que descarta-los antes do prazo!

É preciso ter alguns cuidados na hora de armazenar medicamentos em casa. Os cuidados de conservação dependem de cada medicamento e estão descritos nas bulas. É muito importante seguir essas recomendações para manter as características do medicamento. Além disso, é importante não guardar medicamentos vencidos junto com outros e nunca deixá-los ao alcance de crianças.

Dica: Venceu? Sobrou? Busque um posto de coleta!

Há farmácias, drogarias, postos de saúde, hospitais e pontos das vigilâncias sanitárias municipais que prestam o serviço de recebimentos de medicamentos que não serão mais utilizados. Procure o ponto mais próximo de você, na sua cidade!

A melhor dica: A Floratta Farmácia de Manipulação é um desses postos de coleta! Traga o seu medicamento que iremos fazer o descarte correto para você, sem prejudicar o meio ambiente!

 

Fonte: CFF/Roche