Medicamentos manipulados e seus benefícios

O uso de medicamento manipulado é, frequentemente, recomendado por vários profissionais da área de saúde

O uso de medicamento manipulado é, frequentemente, recomendado por vários profissionais da área de saúde. Porém, muita gente ainda tem dúvidas sobre a eficácia deste tipo de medicamento. Por isso, trouxemos aqui alguns pontos importantes para sanar dúvidas sobre o assunto.

O medicamento manipulado é uma opção para o prescritor que não quer recorrer aos alopáticos (medicamentos industrializados, produzidos em larga escala). O medicamento manipulado é produzido sempre por uma farmácia de manipulação que, de acordo com os dados da receita, vai preparar um medicamento personalizado para cada cliente, de acordo com a prescrição.

Ao contrário de outros medicamentos industrializados, os manipulados são produzidos na dosagem exata e com ativos e associações específicos para cada pessoa. O prescritor pode ainda optar por uma forma farmacêutica (cápsula, xarope, gel, pastilhas sublinguais, gomas, cremes, etc) que mais se adequa ao paciente.

Manipulados são, no geral, indicados para todos tipos de pacientes, mas podem ser especialmente benéficos para bebês, idosos e animais, pois se adequam às limitações de cada um quanto à administração do medicamento.

Os medicamentos manipulados são confiáveis e eficazes. E, muitas vezes, podem ser até mais baratos do que os vendidos em drogarias.

Eficácia

O medicamento manipulado é tão eficaz quanto o industrializado, pois é produzido com os mesmos princípios ativos que a indústria utiliza. A diferença entre eles é a de que os medicamentos industrializados são produzidos em larga escala, utilizando-se dosagem e concentração padrão; já os medicamentos manipulados são produzidos sob demanda, para apenas um paciente e têm sua dosagem ou concentração preparadas de acordo com a prescrição.

Vantagens de manipular medicamentos

  • Personalização: o produto é personalizado, feito para o paciente e seu tipo de tratamento. Ele é manipulado na dosagem exata, evitando a automedicação e desperdício.
  • Baixo custo: o preço do medicamento manipulado pode ser mais baixo do que o industrializado. Faça orçamentos.
  • Fórmulas seguras: As matérias-primas usadas nas farmácias de manipulação sempre são entregues acompanhadas por um laudo de análise do fabricante e são testadas nos laboratórios de controle de qualidade das próprias farmácias. Isso ajuda a garantir fórmulas seguras.
  • Adaptação da forma farmacêutica: o manipulado pode vir em diversas formas. Se o paciente tem dificuldade para engolir um medicamento industrializado que só existe na forma de comprimido, na farmácia de manipulação ele poderá ser desenvolvido em líquido, por exemplo.
  • Rótulo: o manipulado tem rótulos personalizados, com dados do paciente e do medicamento. Isso evita o risco de ser trocado ou de ser tomado por outra pessoa.

Fonte: farmaciauniversal